A construção conceitual das operações

               Com o passar dos anos, percebe-se o quanto a matemática está presente em nossas vidas, portanto,a matemática deve ser apresentada à criança de uma forma que ela possa atribuir sentido e significado, ou seja, baseado nas suas vivências. 

                Apresentaremos 20 situações em que a matemática se apresenta no cotidiano. 

1- Ao comprar roupas e calçados, precisamos saber a numeração. 
2- Ao comprar pão, usamos a matemática para verificar se o troco está certo. 
3- Contamos os dias e os meses que faltam para um evento ou data especial. 
4- Utilizamos a matemática para fazer uma receita. ( quantidade de ingredientes, medidas)
5- Ao calcular as contas para pagar.
6- Ao olhar as horas no relógio.
7- Ao tomar uma medicação, usamos a medida correta que o médico prescreve na receita.
8- Podemos calcular o tempo que levamos da nossa casa até a escola. 
9- Trocar os móveis de lugar. ( noção de espaço) 
10- Ao abastecer o carro usa-se matemática para medir os litros e calcular o valor.
11- Ao usar a balança para se pesar.
12- Completar um álbum de figurinhas.
13- Ao dividir um pacote de bolacha entre os amigos.
14- Descobrir quem é o mais alto e o mais baixo da turma.
15- Utilizar o "par ou ímpar" para decidir quem comandará a próxima brincadeira.
16- Ao brincar com jogos de tabuleiros, utilizamos a matemática para contar as casas.
17- Ao pagar o lanche na cantina da escola.
18- Para fazer a margem em uma folha, utilizamos a régua para medir o tamanho.
19- Saber quem é o mais velho e o mais novo da turma.
20-  Medir a distância da casa até a escola.


Proposta de atividade de matemática no cotidiano do aluno

Público-alvo: alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos:
  • Auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de contagem, noção de troco e de economia com o dinheiro.
  • Desenvolver a noção de preço dos produtos nos alunos, utilizando seus conhecimentos prévios.
  • Distinguir os objetos segundo suas medidas; litro,quilograma e centímetro/metro.
  • Conhecer a calculadora e trabalhar com ela.
Desenvolvimento

           Propor uma brincadeira no qual se chamará "Vou ás compras". Realizar com os alunos a decisão do valor de cada produto, decidir quem será o caixa e quem irá comprar. Entregar o dinheiro para quem irá comprar começando do menor para o maior. 
           O aluno terá que executar cálculos mentalmente para gastar o dinheiro, o caixa irá diferenciar os produtos segundo a sua medida antes de começar a soma dos produtos. Após somar, o caixa irá cobrar e entregar o troco ao cliente (lembrar da cordialidade), os alunos são livres para trocar as funções durante a brincadeira. 

Recursos didáticos:
  • Dinheiro falso, inclusive moedas.
  • Calculadora.
  • Desenhos ou brinquedos que representem diferentes produtos com diferentes medidas, exemplo: suco - litro, carne - quilograma, tecido - metro/centímetro.
  • Uma tabela para que os alunos possam categorizar os produtos segundo suas medidas.
Duração: Uma aula de 45 minutos. 








Utilizando a matemática no cotidiano do aluno

                       A proposta desta atividade utilizou uma prática constante do dia a dia dos alunos, as compras. Sabendo da importância de utilizar os conhecimentos prévios dos alunos para que o conhecimento seja construído com significação, realizamos uma brincadeira, na qual, as crianças assumiam diferentes papéis. A brincadeira se chama "Vou ás compras", onde havia a personagem cliente e o caixa. As crianças puderam vivenciar ambos os papéis, isso tornou a brincadeira divertida. O objetivo principal era desenvolver o início da noção de gasto, economia, troco e o manuseio do dinheiro. Além disso, podemos ensinar a diferenciação segundo a medida dos produtos que são vendidos, e a vivências de papéis como, o cliente e o empregado, mediando à cordialidade entre ambos.
                         A brincadeira se iniciou com a decisão dos alunos quanto aos valores dos produtos com mediação para que não ficassem com diferenças fora da realidade.Com esta participação pudemos constatar suas noções de valores e a frequência na participação familiar nesta prática. Após, houve a escolha dos personagens, neste momento ficou nítido a preferência para ser caixa, provavelmente pela utilização da calculadora - novidade de manuseio para alguns-, além das suas observações e as fantasias que as crianças criam ao presenciar esta ação no seu cotidiano. E iniciaram o processo de diferenciação das unidades de medidas dos produtos, e formas com que são vendidos os produtos necessários para o dia a dia.
                          Iniciando a atividade os alunos efetuavam os cálculos lentamente e muitas vezes incorretamente, tanto o cálculo das compras como o troco. No decorrer da brincadeira efetuavam com mais agilidade e corretamente. A atividade foi produtiva tanto para os alunos como para os professores, porque mediando, conseguimos perceber dificuldades pontuais e auxiliar neste mesmo momento. 





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