Constance Kamii e Isaac Asimov sobre cálculo e técnicas operatórias
A matemática ainda é uma matéria muito temida pelos estudantes, mas eles reconhecem sua importância no nosso cotidiano.
Este é um desafio para os educadores, ensinar a temida matemática, claro que existem grandes matemáticos pensando em qual maneira seria melhor para ensiná-la. Um desses grandes estudiosos é Constance Kamii, que até escreveu o livro: A criança e o número.
Para Kamii, a criança tem que se sentir livre para aprender e de uma maneira autônoma, com um professor com aulas interativas, mostrando situações do cotidiano onde, desperte seu interesse , e ela busque a matemática aprendendo naturalmente e não mais a tema. Dessa forma, que Kamii acredita que a criança irá desenvolver a matemática em si, construindo seu pensamento crítico, raciocínio lógico e cálculo mental.
Sobre o cálculo mental, Kamii o achava essencial para ensinar a matemática, mesmo sendo pouco usada, pois , usa-se a conta armada. Ele acha um desperdício o cálculo mental não ser utilizado desde as séries iniciais, também afirma que deveria ser usado mais jogos matemáticos para o ensino-aprendizagem, pois o aluno pensa se divertindo, sem perceber.
Outro grande matemático é Isaac Asimov, que também decidiu colaborar com sua experiência e também escreveu um livro: No mundo dos Números. Para Isaac, a matemática pode ser simples e complexa ao mesmo tempo, pois, é uma ciência diferente de todas as outras, não tem como compará-la com outra. Pode-se apresentá-la de maneira muito simples para a criança, pois isto ocorre nas séries iniciais, e esta maneira é a contagem com os dedos, e depois, ele acredita que deve-se apresentar o ábaco até chegar ao ensino do sistema decimal.
Na sua teoria de ensino, Isaac apresenta os logaritmos a até números imaginários. Para ele, os números inteiros são formados começando por 1, e adicionando mais 1, e assim por diante. Pois ele cita: -Por maior que um número seja mesmo que ele se estenda em série de pequenos números daqui até a estrela mais distante, é sempre possível dizer "esse número mais um" e obter um número ainda maior.
Com certeza, de uma forma mais natural e não "empurrada" para a criança, seria mais fácil a aprendizagem
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