A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número
Sabe-se que hoje este é prioridade no conceito de número na metodologia de ensino-aprendizagem da matemática, onde seus procedimentos baseiam-se nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações.
O cálculo mental é iniciado a partir da memorização de resultados, e para que o aluno se familiarize com o número, assim, resolve mais rápido e fácil o problema proposto, e o encoraja para novos desafios, e não o retraia, segundo Butlen e Pezard.
O cálculo mental, busca desenvolver oralidade, para favorece a aprendizagem do sistema de numeração oral, mas o escrito ainda é o mais utilizado pelos professores. No geral, o cálculo mental nada mais é que um conjunto de estratégias usadas de cabeça ou de memória, que faz ou não, uso dos dedos para obter resultados exatos ou aproximados. Desenvolvido para que o aluno tenha mais autonomia, estimular o raciocínio, trabalhar o cognitivo, a memória, a concentração e possibilitar a memorização de básico de cálculo para mais agilidade nos resultados.
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