A
atividade seguinte foi desenvolvida com alunos que se encontravam no
início do processo de alfabetização matemática. A escola que foi
desenvolvida a atividade não dispunha do Ábaco, mas disponibilizou
outra ferramenta semelhante chamada sequência numérica.
O
objetivo da atividade foi desenvolver nas crianças a percepção de
Unidade, Dezena e Centena com o auxílio de materiais manipuláveis.
De
forma sucinta segue a descrição da atividade:
-
Com a ajuda de um Dado com algarismos, os alunos jogavam o dado 3 vezes; uma vez para a Unidade, outra para a Dezena e a última para a Centena.
-
Com o auxílio de números móveis os alunos organizavam na frente do ábaco os números correspondentes das jogadas do dado na respectiva casa decimal.
-
Com o ábaco as crianças montavam as peças correspondentes ao número que tirou com a jogada do dado e que representou com os números móveis.
-
O professor mediando, pede que os alunos falem quantas unidades, quantas dezenas e quantas Centenas aquela combinação de números representava.
A
atividade além de divertida fez com que os alunos manuseassem
diferentes materiais, proporcionando a aprendizagem concreta.
Auxiliou no desenvolvimento do senso lógico-matemático, e facilitou
a aprendizagem do sistema de numeração decimal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário