Processo de aquisição do conceito de números.
As crianças trazem consigo uma bagagem de conhecimento adquirido em suas relações sociais, com a família e nos espaços por onde circulam. Os processos mentais como comparação, seriação, sequenciação, entre outros, podem apresentar-se nas vivências das crianças, mas, não de forma sistematiza e conceituada. É na escola que este conhecimento intuitivo se transforma em conhecimento cientifico, e dá ao educando a oportunidade de utilizar estes conhecimentos importantes para sua cidadania.
O papel do professor neste processo é aproveitar as vivências das crianças e a partir destas propor atividades que contribuam para a construção do conhecimento. O professor é um agente mediador e deve intervir quando necessário para que o conceito de número seja fixado. Para isso, as práticas pedagógicas adotadas podem ser em diferentes formatos, dentre elas, destacamos: situações problemas, atividades que possibilitem o analisar, a reflexão. Sugerimos que estas atividades sejam concretas, de modo que permitam que as crianças compreendam que o processo de aprendizagem da matemática vai além de simples memorização, e que podem com mais facilidade perceber que utilizam-na mais do que imaginam.
Os jogos são uma ferramenta que podem além de possibilitar o interesse, desenvolver os processos básicos lógico-matemáticos; correspondência um a um, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. Estes processos são fundamentais para a compreensão do conceito de número e permitem as crianças posteriormente operar com os números.
Espera-se que o ensino de matemática contribua amplamente com a formação dos alunos, afim de possibilitar que sejam capazes de ler, escrever, interpretar usando a linguagem matemática e resolvendo problemas da vida cotidiana de forma autônoma e consciente.
Referências
Munhoz,Aida F. da Silva. Fazer,compreender e criar em matemática: 2º ano: ensino fundamental/ Aida Ferreira Munhoz, Helenalda Nazareth, Marília Toledo. - 4.ed.- São Paulo - IBEP, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário